terça-feira, 29 de agosto de 2017

Transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental

Nosso primeiro encontro foi maravilhoso! Alimentou nossas reflexões sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

A professora Lucidalva Silva ( CREIR)  trouxe uma experiência de visita ao espaço do Fundamental com as crianças da Educação Infantil ( ambos segmentos do complexo de Realengo do Colégio Pedro II). Acompanhadas por professores de Educação Física e Música, as crianças conhecerem esse novo espaço, se relacionando com ele, vivendo essas descobertas e percebendo algumas diferenças - como as cadeiras, que são individuais.

A professora Amanda Marcicano ( primeiro segmento do Ensino Fundamental do Pedro II) trouxe o lúdico e a fantasia no caminho da alfabetização, o trabalho com os projetos na sua prática no Ensino Fundamental. Contou sobre o envolvimento das crianças que estavam escrevendo cartas para os personagens das histórias, criando hipóteses carregadas de sentidos.

Enriquecendo ainda mais a mesa, a fala da professora da Uerj Bruna Molisani trouxe algumas reflexões teóricas sobre o espaço, tempo, professores, crianças, conhecimento e relações envoltas nesse tema.

O debate foi aberto à perguntas e falas, que compuseram ainda mais esse lugar de encontro, trazendo diferentes olhares de dentro e de fora da instituição.

E essa conversa continua... Nosso próximo encontro será no dia 20 de Setembro com o tema Alfabetização: tensões e contradições na transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental, esperamos vocês lá no Teatro do Campus Tijuca II!

Para dar um gostinho de como foi o evento, aqui vão algumas fotos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O terceiro encontro do I ciclo de debates "Educação e Infâncias no CPII: Integração e Transição entre Educação Infantil e Ensino Fundam...